Bebês

As principais razões pelas quais os bebês choram e como acalmá-los

Não há como fugir disso: bebês choram. É como eles comunicam a fome, a dor, o medo, a necessidade de dormir e muito mais. Então, como você deve saber exatamente o que seu bebê está tentando lhe dizer? Pode ser difícil interpretar os gritos do seu filho, especialmente no começo.

Aqui estão os motivos mais comuns pelos quais os bebês choram:

  • Fome

Esta é provavelmente a primeira coisa que você pensa quando seu bebê chora. Aprender a reconhecer os sinais da fome ajudará você a começar a alimentar seu bebê antes do choro. Alguns sinais de fome a serem observados incluem agitação, batimento labial, enraizamento (um reflexo do recém-nascido que faz os bebês virarem a cabeça em direção à sua mão quando você acaricia sua bochecha) e colocar as mãos na boca.

  • Problemas de estômago de cólica e gases

Problemas de barriga associados com gases ou cólica podem levar a muito choro. Se o seu bebê muitas vezes se agita e chora logo após ser alimentado, ele pode ter algum tipo de dor de barriga.

Mesmo que seu bebê não tenha cólica e nunca tenha sido exigente depois de comer, um surto ocasional de dor por gases pode deixá-lo infeliz até que passe. Se você suspeitar de gases, tente colocá-lo de costas, segurando os pés e movendo as pernas em um movimento suave de bicicleta.

Existem outras possíveis causas de dor abdominal em bebês, incluindo refluxo, gastroenterite, alergia ao leite, intolerância à lactose, constipação e obstrução intestinal. Se você desconfia de alguma delas o melhor a fazer é procurar seu pediatra.

  • Uma fralda suja

Alguns bebês informam imediatamente quando precisam ser trocados. Outros podem tolerar uma fralda suja por um bom tempo. De qualquer forma, este é fácil de verificar e simples de corrigir.

  • Precisa dormir

Parece que bebês cansados devem simplesmente dormir, a qualquer hora, em qualquer lugar. Mas é mais difícil para eles do que você imagina. Em vez de cochilar com facilidade, os bebês podem chorar e chorar – especialmente quando estão cansados.

Aprenda como fazer seu bebê dormir de maneira rápida clicando aqui

  • Apenas quer companhia

Os bebês precisam de muito carinho. Eles gostam de ver os rostos de seus pais, ouvir suas vozes e ouvir seus batimentos cardíacos, e podem até detectar seu cheiro único. O choro pode ser o modo deles de pedir para ser mantido perto.

Você pode se perguntar se estragará seu bebê ao segurá-lo tanto, mas durante os primeiros meses de vida isso não é possível. Para dar algum alívio aos seus braços, tente usar algum suporte para bebês, podendo assim descansar suas costas.

  • Muito frio ou muito quente

Se o seu bebê se sentir frio, como quando você tira a roupa para trocar uma fralda ou limpa o traseiro com um pano frio, ela pode protestar chorando.

Recém-nascidos gostam de ser embrulhados e mantidos aquecidos – mas não muito quentes. Como regra geral, eles estão confortáveis em usar mais uma camada do que você precisa para se sentir confortável. É menos provável que os bebês se queixem de estarem muito aquecidos do que de estar com muito frio, e eles não vão chorar com isso tão vigorosamente.

  • Algo doloroso e difícil de perceber

Bebês podem ser incomodados por algo tão difícil de detectar, como por exemplo, um cabelo enrolado firmemente ao redor de um dedinho, cortando a circulação.

Alguns bebês são extremamente sensíveis a coisas como marcas de roupas ou tecidos ásperos. E eles podem ser muito exigentes (compreensivelmente) sobre sutilezas que vão desde a posição em que são mantidos até a chupeta que você oferece.

  • Dor na gengiva

A dentição pode ser dolorosa à medida que cada dente novo passa através de gengivas jovens e tenras. Alguns bebês sofrem mais do que os outros, mas todos são propensos a ser agitados e lacrimosos por causa da dentição em algum momento.

Se seu bebê parece estar com dor e você não tem certeza porque, tente sentir suas gengivas com o dedo. Você pode se surpreender ao descobrir um dente de leite emergente. (Em média, o primeiro dente rompe entre 4 e 7 meses, mas pode acontecer mais cedo.)

  • Quer menos estimulação

Os bebês aprendem com o estímulo do mundo ao seu redor, mas às vezes eles têm dificuldade em processar tudo – as luzes, o barulho, sendo passados de mão em mão. Chorar pode ser a maneira de um bebê dizer: “Já tive o suficiente”.

Muitos recém-nascidos gostam de ser enrolados. Parece fazê-los se sentirem mais seguros quando o mundo se torna esmagador. Se seu bebê está muito velho para panos ou não gosta, tente recuar para um local tranquilo e deixar o bebê ventilar por um tempo.

  • Não se sentir bem

Se você conhece as necessidades básicas de seu bebê e consolou e ele ainda está chorando, ele pode estar sentindo algo mais sério. Você pode querer verificar a temperatura dele para descartar uma febre e estar alerta para outros sinais de alguma doença.

O choro de um bebê doente tende a ser diferente de um causado por fome ou frustração. Se o seu bebê está chorando e não parecer “certo”, confie nos seus instintos e consulte um médico.

  • O que fazer se seu bebê ainda estiver chorando?

Barriga cheia? Verificado. Fralda limpa? Verificado. Sem febre? Verificado. Então, por que seu bebê está chorando?

Os bebês têm suas próprias boas razões. Mas eles não têm palavras para nos dizer o que está errado, e até mesmo os pais mais sábios não conseguem ler a mente do bebê. No entanto, você ainda pode consolar seu bebê, mesmo que não saiba por que ele está chateado. Seu instinto de mãe sempre vai falar mais alto.

One thought on “As principais razões pelas quais os bebês choram e como acalmá-los

Comments are closed.

Back To Top