Recém nascido

Recém-nascido: Dicas para os 30 primeiros dias

  • Alimentação

Prepare-se. Em casa, você vai querer largar tudo para alimentar o bebê no momento em que ele chorar por você. Pegue um copo de água, um livro ou revista para ler. E, porque a amamentação pode demorar um pouco, faça xixi primeiro!

Tente uma compressa morna se seus seios estiverem ingurgitados ou se você tiver bloqueado os dutos. Uma almofada de aquecimento ou um pano úmido quente funciona, mas um travesseiro de linho (muitas vezes vendido com produtos de beleza naturais) é ainda melhor. Aqueça-a no microondas e adapte-a ao seu peito.

Calor ajuda o fluxo de leite, mas se seus seios estão doloridos depois de amamentar, tente uma bolsa de gelo. Carla Alves, uma mãe em São Paulo, diz: “Um saco de ervilhas congeladas funcionou muito bem para mim.”

Se você quiser que o bebê eventualmente tome uma mamadeira, introduza-a depois que a amamentação for estabelecida, mas não antes da marca de 3 meses. Muitos especialistas dizem que 6 a 8 semanas é bom.

  • O sono

Se seu bebê não está comendo, ele provavelmente está dormindo. Os recém-nascidos registram até 16 horas de sono por dia, mas apenas em rajadas curtas. O resultado: você se sentirá em constante alerta e mais exausto do que jamais imaginou ser possível. Até mesmo os melhores de nós podem sentir muito a grave privação de sono.

Pare de ficar obcecada por estar cansada. Há apenas um objetivo agora: cuidar do seu bebê. Você não vai ter uma noite inteira de sono, então você pode estar cansada e irritada ou apenas cansada.

Troque turnos. Uma noite é a vez de a mamãe balançar o bebê irritadiço, no dia seguinte é a vez do papai. Roberta e seu marido Yuri, criaram um sistema para os fins de semana, quando Yuri estava fora do trabalho. “Eu ficaria com o bebê à noite, mas teria que dormir o dia. Yuri cuidou de todos os cuidados matinais e depois tirava a soneca mais tarde.”

O velho ditado “Durma quando seu bebê dorme” é realmente o melhor conselho. Faça cochilos juntos e vá para a cama cedo.

Quer aprender como ensinar seu filho a dormir? Clique aqui

  • Como acalmar o bebê?

Muitas vezes é difícil decifrar exatamente o que o bebê quer nas primeiras semanas obscuras. Você aprenderá, é claro, por tentativa e erro.

“A chave para acalmar bebês agitados é imitar o útero. Enfaixar, calar e balançar, assim como permitir que os bebês mamem e segurá-los de lado, pode desencadear um reflexo calmante”, diz Harvey Karp, famoso escritor de livros para pais.

Reproduzir músicas. Esqueça a teoria duvidosa de que a música torna o bebê mais inteligente e concentre-se no fato de que é provável que isso o acalme.

  • Papai envolvido

Seu marido, que ajudou você durante a gravidez, pode parecer perdido agora que o bebê está aqui. Cabe a você, mãe, entregar o bebê e deixar que o papai descubra as coisas, como você está fazendo.

Muitos pais de primeira viagem hesitam em se envolver por medo de fazer algo errado e incorrer na ira da mãe. As mães precisam permitir que seus maridos cometam erros sem criticá-los.

Peça ao papai que tire uma folga do trabalho. Deveres de divisão. Que tal o pai assumir a limpeza e compras de supermercado?

Lembre-se que o pai também quer fazer coisas divertidas. “Eu costumava tirar minha camisa e colocar o bebê no meu peito enquanto dormíamos”, diz Fernando. “Eu amei o ritmo dos nossos corações batendo juntos.”

  • Mantendo a sanidade

Não importa o quanto você esteja excitado para ser uma mãe, o cuidado constante que uma criança exige pode drenar você. Encontre maneiras de cuidar de si mesma diminuindo suas expectativas e aproveitando as pausas curtas.

Esqueça o trabalho doméstico nos primeiros dois meses. Concentre-se em conhecer o seu bebê. Se alguém tiver alguma coisa a dizer sobre a poeira se acumulando ou os pratos sujos, sorria e entregue um espanador ou detergente para louça!

Aceite a ajuda de quem é bom – ou ingênuo – o suficiente para oferecer. Se sua prima quiser segurar o bebê enquanto você toma banho, diga sim!

Tem muita gente que quer ajudar, mas não sabe como? Não tenha medo de dizer às pessoas exatamente o que você precisa. É uma das poucas vezes em sua vida em que você poderá encomendar todos ao redor!

Mas não dê a outras pessoas os pequenos trabalhos. Trocar uma fralda leva dois minutos. Você vai precisar de outras pessoas para fazer um trabalho demorado, como cozinhar, varrer o chão e comprar fraldas.

Reconecte-se. Para não se sentir separada do mundo. Saia sozinha, mesmo que por cinco minutos.

Para o seu bem, evite locais sem possibilidade de comportar um bebê, como um cinema ou biblioteca.

Mantenha o seu saco de fraldas reservas do seu lado para todo o canto, mesmo que vá apenas fazer umas comprinhas rápidas

Finalmente, abrace o caos. Mantenha seus planos simples e esteja preparado para abandoná-los a qualquer momento.

Se nada mais, lembre-se que todo mundo faz isso, e você também. Logo você será recompensado com o primeiro sorriso de seu bebê, e isso ajudará a compensar toda a loucura inicial.

Back To Top